terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Entrevista para o Site Fiz com Colorgin


Bom dia queridos, é muita benção de Deus hein....  Agora já dei até entrevista.

Julia Primo

Entrevista especial com a vencedora do nosso concurso

Seu nome é Julia Cristina Toloi Primo, e com sua luminária em PVC conseguiu o primeiro lugar no concurso cultural "O artista é você".


Fiz com Colorgin - Como surgiu o interesse em participar no concurso?


Julia Primo - Mesmo o artesanato sendo meu segundo trabalho, eu não deixo de estar sempre informada de tudo que acontece neste meio. Recebo diariamente informativos da Vila do Artesão, um site que divulga o trabalho artesanal como um todo, dali recebi a propaganda do concurso http://www.viladoartesao.com.br/blog/2011/09/concurso-cultural-colorgin-o-artista-e-voce-participe/
Como eu já usava a tinta Colorgin na luminária de borboletas achei perfeito e resolvi inscrevê-la.


FCC - Como você entrou na área artística?


JP - Vim de uma cidade no interior do Paraná chamada Guaraci, pequena e de gente simples e muito talentosa, lá eu aprendi o gosto pela arte, comecei pintando tecido e depois passei para a pintura com óleo sobre tela. Depois disso nunca mais parei de aprender novos artesanatos.


FCC - O Artesanato é a sua profissão? É uma fonte de renda para você? Se sim, que atividade você realizava antes? Se não, qual sua profissão de origem?


JP - O Artesanato podemos dizer que é minha segunda profissão, sou Bacharel em Sistemas da Informação e trabalho hoje como técnica de apoio, mas nas horas vagas, faço minhas luminárias.
Hoje, as luminárias são, sim, uma fonte de renda, tanto elas quanto a venda da minha apostila com o passo a passo das luminárias e moldes que eu desenhei.


FCC - Como a "Luminária em PVC” surgiu? Você imaginava que ela teria toda essa repercussão? 


JP - Sempre fui muito curiosa e adoro artesanato, quando vi as luminárias na internet comecei a procurar como elas eram feitas. Digo que não foi uma tarefa fácil, pois na internet pouco se encontrava sobre a sua produção.
Então comecei a mandar vários convites a pessoas que encontrei nas redes sociais e que confeccionavam as luminárias, postei dúvidas em blogs e comunidades relacionadas ao artesanato, mas poucos me responderam ou me aceitaram, creio que por me considerarem como uma concorrente. Os primeiros anjos que Deus colocou em minha vida e que dividiram comigo seus conhecimentos foram: Zeli, Walter Braz e Paulo Sérgio, estes ensinaram-me os primeiros passos e hoje são amigos que guardo no fundo do meu coração. Meus amigos (não virtuais), mas aqui do trabalho e meu marido me deram de presente a minha microrretífica, foi aí que tudo começou. Depois das primeiras peças, passei a postá-las em meu blog e encontrei mais anjos dispostos a ajudar, hoje são meus irmãos de coração: Paula Poyares, Abady, Katia, Vitória, Ademar Rocha, Renato Stramasso, Carlos Jorge e, mais recentemente, Vasconcelos e José do PVC. Agradeço a todos por compartilharem comigo suas experiências.
Como não foi uma tarefa fácil conseguir informações sobre a arte em PVC, resolvi a um ano e meio colocar em meu blog o passo a passo das luminárias, e hoje tenho mais de 300 visualizações por dia de pessoas do mundo todo, acessando e tirando dúvidas comigo. É muito gratificante poder ajudar.
Eu jamais imaginei que um dos meus artesanatos chegaria aonde chegou, aparecer na televisão foi uma maravilhosa surpresa para mim.


FCC - Como foi fazer o passo a passo da sua obra de arte na frente das câmeras? Ficou muito nervosa?


JP - Quem me conhece sabe o quanto sou tímida, fiquei vermelha, a boca ficou seca, deu um calorão. Mas em nenhum momento eu perdi a fé, pois se Deus me deu esse dom e me presenteou com este momento, ele estava ali junto comigo. “Deus nunca te leva onde a graça dele não possa te alcançar”.


FCC - Além da “Luminária em PVC”, você faz outro tipo de artesanato?


JP - No momento estou trabalhando, somente, com as luminárias em PVC.


FCC - Como aprimora seus conhecimentos?


JP - Pela internet, vasculhando as novidades que surgem e trocando experiências com meus amigos artesãos do PVC.


FCC - Qual sua fonte de inspiração?


JP - Inspiro-me nas belezas que Deus criou para nós, flores, folhas, tudo que remete a natureza.


FCC - Como você vê sua arte?


JP - Eu vejo minha arte como um presente de Deus, eu jamais pensei em fazer algo assim, pegar matéria bruta e transformá-la em algo belo. Posso dizer que, cada peça que faço, tem muito de mim, têm muito carinho e amor em cada corte e em cada furinho, por isso uma nunca sai igual à outra. 


FCC - Qual o papel do artesanato em sua vida?


JP - Posso dizer que o artesanato me traz relaxamento. Trabalho o dia todo atendendo aos usuários de sistemas e descobrindo a melhor forma de ajudá-los. Então quando chego em casa curto minha filhinha de quatro anos e meu marido, e depois transfiro para o PVC alguma inspiração que tive, uma imagem que vi no decorrer do dia, e o resultado final é muito gratificante. 


FCC - Quais eventos, feiras e exposições que você já participou, e quando foi?


JP - Como o trabalho com PVC, ainda não é minha profissão principal; fica difícil participar de feiras, pois seria necessário ter um acervo de peças prontas, e com o meu tempo curto, consigo apenas atender a poucas encomendas. 


FCC - Você dá aulas para quem quer ser um artista como você?


JP - Sim, eu dou aulas esporádicas, pois também uso os finais de semana para produzir as encomendas.


FCC - Que dicas você dá para quem está começando com esse tipo de artesanato?


JP - Primeiramente falo da parte técnica: adquiram ferramentas de boa qualidade, para que um trabalho que seria prazeroso, não se torne cansativo.
Este não é dos artesanatos mais simples de se fazer, é trabalhoso, requer concentração e mão firme, mas é muito gratificante ver um pedaço de cano se transformar em algo belo, é recompensador. 


FCC - Como conheceu os produtos Colorgin?


JP - Conheci a tinta Colorgin quando a minha primeira cliente me pediu uma luminária cor de rosa para o quartinho da filha, encontrei uma gama de lindas cores na colorgin, e depois comprovei a eficiência da marca, quando usei pela primeira vez. Seguindo as orientações da embalagem, é possível sim fazer uma peça com uma bela cor e sem escorrer. 


FCC - Qual a linha Colorgin você costuma usar?


JP - Costumo usar a linha Arts, que adere facilmente ao PVC e deixa uma cobertura muito bonita, como se tivesse utilizado verniz sobre ela.


FCC - Onde podemos encontrar suas peças de artesanato? Você tem ateliê, site ou blog?


JP - Minhas peças podem ser visualizadas em meu blog: http://casadaju-julia.blogspot.com


FCC - E como o pessoal pode fazer pra entrar em contato com você? Você possui algum perfil em redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut, etc. para trocar ideias ou tirar dúvidas?


JP - Podem entrar em contato ou tirar dúvidas pelo meu email: juliaprimo@gmail.com.
Ou mesmo pelos comentários em meu blog, Orkut ou Facebook.
Orkut: Julia Toloi Primo - “Luminárias em PVC"
Facebook: Julia Cristina Toloi Primo

6 comentários:

  1. Parabéns minha amiga, você merece tudo e mais um pouco continue sempre trilhando o caminho, e que DEUS abençõe sempre e ilumine sua mente para as mais lindas artes, fica na paz e amém.

    ResponderEliminar
  2. Amém meu amigo Carlos, muito obrigada pelo carinho de sempre, que Deus o abençoe grandemente. Bjão

    ResponderEliminar
  3. Vi seu vídeo do concurso.Novamente parabéns Júlia pelo seu trabalho, pelo merecido 1º lugar no concurso da Colorgin...De certa forma sinto-me orgulhoso tbém por saber que este tipo de artesanato de luminárias de pvc (que tbém tenho o provilégio de fazer),são reconhecidos em todo lugar! Abraço e sucesso sempre!
    Dácio Filho

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada Dácio, fico feliz que você se sinta assim, com a graça de Deus nosso trabalho vai sendo reconhecido.
    Seus trabalhos são maravilhosos, de encher os olhos, com uma boa divulgação e buscando participar de concursos logo você também terá seu lindo trabalho reconhecido.
    Muito sucesso e bençãos de Deus para você.
    Abraços,
    Julia.

    ResponderEliminar
  5. JU, fiquei muito feliz de ter lembrado de mim em sua entrevista! parabéns pelo momento, e pode contar sem comigo! e quando estiver por aqui em Recife, vamos marcar para nos conhecer!

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada Ademar, sempre vou lembrar dos amigos que de alguma forma me ajudaram a desvendar os mistérios dessa linda arte de esculpir o PVC.
    Com certeza, quando for a Recife quero conhecer pessoalmente meus amigos virtuais.
    Bençãos de Deus para você.
    Abraços,
    Julia

    ResponderEliminar

Sejam bem vindos e obrigada por sua visita!