quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Entrevista sobre a parceria com a PLASTILIT


Firmada parceria entre a artesã Julia Toloi Primo e a Plastilit

6 de fevereiro de 2013 

Julia Primo




Agora é oficial! Já foi assinado o contrato onde a Plastilit passa a ser patrocinadora da arte feita com tubos de PVC pela artesã Julia Toloi Primo. A partir de hoje a artesã Julia como patrocinada da Plastilit participará de matérias, videoaulas e dicas aqui mesmo no Conexão Plastilit! Para quem quiser aprender a fazer lindas luminárias com tubos de PVC fique atento, pois logo dicas serão veiculadas! Para comemorarmos esta parceria fizemos uma pequena entrevista com a Julia, as respostas você acompanha a seguir:


CONEXÃO PLASTILIT – Julia, como você começou a fazer este tipo de luminária? Há quantos anos você já dedica parte do seu tempo a este artesanato?

Julia Toloi Primo - Comecei a fazer as luminárias em PVC por curiosidade, pois eu procurava artigos de iluminação para colocar em minha casa que estava em construção. Localizei nas redes sociais pessoas ligadas a este artesanato que me disseram as ferramentas necessárias para esculpir o PVC. Daí para frente foi o tempo de ganhar minha micro retífica e começar a fazer meus primeiros testes com os tubos que sobraram da construção. Tem aproximadamente 2 anos e meio que dedico parte do meu tempo para este artesanato.

CONEXÃO PLASTILIT – Você tem formação artística? Se não, como este lado aflorou em sua vida, e porque ele permanece até hoje?

Julia Toloi Primo - Não tenho formação artística, porém tive o artesanato sempre presente em minha vida quando morava no interior do Paraná, em minha cidade natal chamada Guaraci. Uma pequena cidade de gente simples, mas muito talentosa, lá eu aprendi o gosto pela arte, comecei pintando tecido e depois passei para a pintura em óleo sobre tela. Depois disso nunca mais parei de buscar novos artesanatos.



CONEXÃO PLASTILIT – Qual a maior dificuldade para fazer uma luminária de PVC para alguém que é leigo como você era em seu inicio?

Julia Toloi Primo - O que julgo como maior dificuldade para fazer a luminária em PVC é a parte elétrica, não exatamente a instalação dos fios, mas a elaboração da estrutura onde se vai colocar a instalação, pois neste momento precisa-se pensar em segurança, durabilidade e bom acabamento para concorrer com as produzidas nas fábricas.

CONEXÃO PLASTILIT – Hoje você disponibiliza cursos para os interessados, onde e quando acontecem estes cursos?

Julia Toloi Primo - Como não foi fácil conseguir informações de como produzir as luminárias em PVC, resolvi criar um blog para mostrar meu trabalho e deixei a disposição dos interessados um passo a passo e várias postagens com dicas para ajudar – casadaju-julia.blogspot.com. Também fiz duas apostilas contendo lista de materiais, dicas, passo a passo ilustrado e moldes das luminárias. Em parceria com a DREMEL montamos, na loja Casa das Furadeiras, um centro de treinamento com 12 micro retíficas onde ministro cursos aos sábados pela manhã.

Lembrando que agora com esta nova parceria, o Conexão Plastilit também divulgará online vídeos e tutoriais das montagens das luminárias mais uma opção para quem quer aprender!

CONEXÃO PLASTILIT – Antes de ser patrocinada da Plastilit você já usava nossos tubos. Quais atributos fizeram você escolher nossa marca em detrimento de tantas outras?

Julia Toloi Primo - Sim, eu já usava os tubos Plastilit mesmo antes do patrocínio por ser um material de primeira linha. Para este artesanato preciso que o tubo esfarele quando cortado, e o da Plastilit atende totalmente este requisito. Outra característica ideal do tubo Plastilit é a cor, pois ele sendo mais escuro e leitoso eu consigo aplicar as 3 técnicas: corte, furo e escavado obtendo um degradê de cores mesmo o tubo estando sem pintura.


Matéria original no site: http://plastilit.com.br/conexao/firmada-parceria-entre-a-artesa-julia-toloi-primo-e-a-plastilit/

7 comentários:

  1. Parabéns Ju.
    Já faz um tempinho que venho acompanhando o seu trabalho. Muito lindo por sinal.
    Tenho estudado bastante sobre as luminárias pois pretendo começas a faze-las.
    É tão gostoso ver alguém como você, como nós, artesãs, sendo reconhecido.
    parabéns de verdade, que Deus te ilumine muito.
    Bjus

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, Julia,
    Desde setembro do ano passado venho acompanhando seu trabalho, sou designer floral estava procurando algo diferente para fazer, achei fantastico, até comprei uma apostila sua, lembra, então tenho criado algumas luminarias e acho que já estou preparado para entrar no mercado, vou seguir teus passos, pois vc tem um coração tremendo, vc coloca Deus em primeiro lugar e pessoas que agem desta forma, só crescem, as portas se abrem... continue assim e Deus lhe abençoara cada vez mais. Um grande abraço...
    Edilio ( Brasilia - DF ).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Edílio, lembro sim. Fico muito feliz que esteja gostando desse mercado.
      Muito sucesso e bençãos de Deus para você.
      Abraços
      Julia

      Eliminar
  3. Jú, Parabéns por dividir seus conhecimentos conosco, você nunca exitou em dar explicações sobre como fazer as luminárias , realmente é uma mulher de DEUS que faz o que gosta e o mais importante, divide com o próximo o que sabe fazer, que DEUS continue abençoando você ricamente e lhe dando muita saúde para continuar produzindo o que você faz de melhor.

    Vanessa Felix

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho Vanessa, que Deus continue te abençoando sempre. Bjão.

      Eliminar
  4. Parabéns Júlia.
    Andei afastada um pouco, mas quando posso procuro ver as novidades que você traz. Fico feliz pelo seu sucesso e mais uma parceria.
    Abraços.
    Diana



    ResponderEliminar

Sejam bem vindos e obrigada por sua visita!