quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Entrevista sobre a parceria com a PLASTILIT


Firmada parceria entre a artesã Julia Toloi Primo e a Plastilit

6 de fevereiro de 2013 

Julia Primo




Agora é oficial! Já foi assinado o contrato onde a Plastilit passa a ser patrocinadora da arte feita com tubos de PVC pela artesã Julia Toloi Primo. A partir de hoje a artesã Julia como patrocinada da Plastilit participará de matérias, videoaulas e dicas aqui mesmo no Conexão Plastilit! Para quem quiser aprender a fazer lindas luminárias com tubos de PVC fique atento, pois logo dicas serão veiculadas! Para comemorarmos esta parceria fizemos uma pequena entrevista com a Julia, as respostas você acompanha a seguir:


CONEXÃO PLASTILIT – Julia, como você começou a fazer este tipo de luminária? Há quantos anos você já dedica parte do seu tempo a este artesanato?

Julia Toloi Primo - Comecei a fazer as luminárias em PVC por curiosidade, pois eu procurava artigos de iluminação para colocar em minha casa que estava em construção. Localizei nas redes sociais pessoas ligadas a este artesanato que me disseram as ferramentas necessárias para esculpir o PVC. Daí para frente foi o tempo de ganhar minha micro retífica e começar a fazer meus primeiros testes com os tubos que sobraram da construção. Tem aproximadamente 2 anos e meio que dedico parte do meu tempo para este artesanato.

CONEXÃO PLASTILIT – Você tem formação artística? Se não, como este lado aflorou em sua vida, e porque ele permanece até hoje?

Julia Toloi Primo - Não tenho formação artística, porém tive o artesanato sempre presente em minha vida quando morava no interior do Paraná, em minha cidade natal chamada Guaraci. Uma pequena cidade de gente simples, mas muito talentosa, lá eu aprendi o gosto pela arte, comecei pintando tecido e depois passei para a pintura em óleo sobre tela. Depois disso nunca mais parei de buscar novos artesanatos.



CONEXÃO PLASTILIT – Qual a maior dificuldade para fazer uma luminária de PVC para alguém que é leigo como você era em seu inicio?

Julia Toloi Primo - O que julgo como maior dificuldade para fazer a luminária em PVC é a parte elétrica, não exatamente a instalação dos fios, mas a elaboração da estrutura onde se vai colocar a instalação, pois neste momento precisa-se pensar em segurança, durabilidade e bom acabamento para concorrer com as produzidas nas fábricas.

CONEXÃO PLASTILIT – Hoje você disponibiliza cursos para os interessados, onde e quando acontecem estes cursos?

Julia Toloi Primo - Como não foi fácil conseguir informações de como produzir as luminárias em PVC, resolvi criar um blog para mostrar meu trabalho e deixei a disposição dos interessados um passo a passo e várias postagens com dicas para ajudar – casadaju-julia.blogspot.com. Também fiz duas apostilas contendo lista de materiais, dicas, passo a passo ilustrado e moldes das luminárias. Em parceria com a DREMEL montamos, na loja Casa das Furadeiras, um centro de treinamento com 12 micro retíficas onde ministro cursos aos sábados pela manhã.

Lembrando que agora com esta nova parceria, o Conexão Plastilit também divulgará online vídeos e tutoriais das montagens das luminárias mais uma opção para quem quer aprender!

CONEXÃO PLASTILIT – Antes de ser patrocinada da Plastilit você já usava nossos tubos. Quais atributos fizeram você escolher nossa marca em detrimento de tantas outras?

Julia Toloi Primo - Sim, eu já usava os tubos Plastilit mesmo antes do patrocínio por ser um material de primeira linha. Para este artesanato preciso que o tubo esfarele quando cortado, e o da Plastilit atende totalmente este requisito. Outra característica ideal do tubo Plastilit é a cor, pois ele sendo mais escuro e leitoso eu consigo aplicar as 3 técnicas: corte, furo e escavado obtendo um degradê de cores mesmo o tubo estando sem pintura.


Matéria original no site: http://plastilit.com.br/conexao/firmada-parceria-entre-a-artesa-julia-toloi-primo-e-a-plastilit/